Diário de noiva: casar na igreja ou no local da festa?

Você ficou noiva, foi um dos dias mais felizes da sua vida, mas aí chega a hora de começar a decidir todos os detalhes do casamento. A primeira coisa a se pensar é: casar na igreja ou no local da festa? Como tudo na vida, as duas opções tem o lado bom e o lado ruim.

Durante anos, casar na igreja era algo quase obrigatório para famílias tradicionais. Está muito ligado à religiosidade dos noivos e de suas famílias. Hoje em dia, muitos casais estão optando por realizar a cerimônia no próprio local da festa.

O casamento na igreja é um ritual muito bonito. Envolve uma série de solenidades e, para muitas noivas, é um sonho poder entrar na igreja de braços dados com os pais ou alguém especial. Acredito que deve dar um frio na barriga enorme quando as portas da igreja começam a se abrir.

Por outro lado, o casamento da igreja representa um custo a mais e é bem burocrático. Os noivos devem preparar uma série de documentos para a cerimônia religiosa e, se vocês forem se casar em uma igreja que não esteja no perímetro da sua paróquia, é necessário fazer a transferência para a igreja onde será realizado o casamento. Daí vem mais burocracia. Sem falar na data. As igrejas estão cada vez mais concorridas. Tem gente já marcando a data sem ter o noivo! Aqui em BH, nas igrejas mais famosas, é preciso reservar a data com 2 anos de antecedência.

As igrejas também têm uma série de regrinhas para o dia do casamento como: limite de padrinhos e madrinhas, algumas músicas não são permitidas, os fornecedores externos (fotógrafos, cerimonial etc) devem ter cadastro na igreja e várias outras coisas. Portanto, é importante se informar de todos esses detalhes antes de escolher a sua igreja.

Realizar a cerimônia no local da festa pode ser uma ótima opção para noivos que não são religiosos ou para aqueles que são de religiões diferentes. A benção do matrimônio pode ser feita por um amigo, familiar ou por um celebrante convidado. Se você optar pelo celebrante, pesquise bastante os preços cobrados e verifique se o celebrante que você quer estará disponível no dia do seu casamento. Vale lembrar que, no caso dos padres, muitos não são autorizados a celebrar casamentos fora de suas paróquias.

Outro ponto positivo de se casar no local da festa é que os convidados não precisam se locomover da cerimônia para a festa. Para mim, esse é o ponto mais chato em realizar o casamento na igreja. Portanto, é legal ter o cuidado de escolher um salão de festas próximo à igreja.

E por último, casar no local da festa pode ser sinônimo de economia, pois você não precisa se preocupar com duas decorações, dois cerimoniais, locomoção, trânsito e etc. E como última dica para as noivinhas que vão casar no local da festa: se for ao ar livre, fiquem atentas a previsão do tempo. Se for período chuvoso, é bom providenciar uma cobertura para o local.

Agora quero saber de vocês, noivinhas e futuras noivinhas. Querem casar na igreja ou no salão de festas?

Anúncios

Sobre Larissa

Mineira de Belo Horizonte. Ariana, 25 anos. Viciada em maquiagem, moda e viagens. Aqui no Pirueiras posto sobre moda, celebridades, maquiagem e cosméticos. Me siga no twitter e no instagram (user: @lara_moreira)
Esse post foi publicado em Casamento. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Diário de noiva: casar na igreja ou no local da festa?

  1. Letiane disse:

    Acho Lindo casar na igreja, ou no Campo.Creio que Deus está em todo lugar… é só clamar que a presença dele esteja no local e ele estará.Não existe meia benção.Quando os olhos do senhor esta fixo sobre sua vida, vc pode casar ate debaixo d’agua…Creia ele tbm estará Lá.Bjinhus.adoro o site

  2. Juliana disse:

    Nossa, que tanta frescura heim rss. Adorei as informações. Nem sabia que era tão chato assim rss. Eu moro junto há 8 anos, nunca casei, nem em igreja e nem em lugar nenhum. Não ia ter paciência pra tanta chatice kkkkk

    • Larissa disse:

      É verdade Ju, são muitos detalhes!
      O importante é ser feliz da forma que a gente escolhe né.
      Felicidades pra vocês e seu namorido, rs
      beijos

  3. Larissa, tenho só algumas correções às regras da igreja – católica, no caso:
    – não é em toda igreja que os fornecedores têm que ser cadastrados (pelo menos em BH, são poucas, em geral as maiores em tamanho e mais tradicionais);
    – em relação às músicas, as igrejas fazem grande exigências, mas no final pode quase tudo, desde que instrumental (tá, funk não pode nem se feito com violino, em geral tb);

    Eu acho que casar no local realmente é mais prático e barato, mas para quem tem tradição religiosa, não é a mesma coisa. Eu, por exemplo, tenho criação católica e não abro mão de casar na igreja e receber a benção de Deus lá. Tem alguns padres que fogem da regra da Arquidiocese e celebram fora, mas se é pra ter “meia benção” ou fazer algo “não lícito”, prefiro ter tudo correto, a igreja com a nave alta, tudo do jeito que sonhei. Porém, hoje em BH tem salões que reproduzem mto bem o cenário, se esse for o desejo da noiva. O Salaberry, por exemplo, tem um local lindíssimo pra cerimônia!

    Espero ter ajudado e estou amando seus posts sobre casamento!!! Vou até assinar esse post com meu login do site dos noivos rsrsr

    • Larissa disse:

      Oi Isa,
      sei que são só algumas igrejas, devo ter me expressado mal no post.
      Também quero me casar na igreja, como manda o figurino, rsss.
      Que bom que está gostando dos posts, fico feliz.
      Se tiver sugestão de algum assunto que queira ver por aqui é só falar.
      Beijosss

  4. Eu sou mais tradicional, casei na Igreja e não me arrependo.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  5. cassiabraco disse:

    Oi Larissa. não sou noiva e nunca casei na igreja. Mas se hoje eu fosse casar iria optar por casar no local da festa, não que seja ruim casar na igreja. Mas é só por uma questão de estética e gosto pessoal, acho mais bonito! E outra, que não sou muito tradicional…;)

    Minha irmã mais nova casou no local da festa, foi muito bonito! Lá em Mariana – MG, uma cidade que tem igrejas lindas, né? Mas ela optou por fazer uma festa mais intimista.

    Abraços!

    • Larissa disse:

      Oi Cassia,
      realmente é uma questão muito pessoal.
      Já vi casamentos lindíssimos na igreja e no local da festa. Todos tem seu charme.
      Vai da preferência dos noivos né.
      beijosss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s