Guia do cabelo saudável

Nós mulheres temos uma relação bem forte com os cabelos né. O cabelo de uma mulher pode dizer muito sobre sua personalidade. Ele pode ser liso, curto, cacheado, ondulado ou crespo, mas merece toda atenção e cuidado para que os fios estejam sempre saudáveis, macios e brilhantes.

Cuidar dos cabelos pode ser um suplício para algumas. Muitas entregam as madeixas a profissionais e, outras, gostam de fazer tudo em casa. Acho que dá pra fazer de tudo. Fazer hidratações e cortar, periodicamente, em salões de beleza e deixar a manutenção pra fazer em casa. Reuni algumas dicas preciosas para que nossos cabelos estejam sempre de “bom humor” e não se rebelem contra nós!

Lavar com o shampoo e condicionar indicados para seu tipo de cabelo faz muita diferença. O primeiro passo é conhecer seu cabelo. Saber se ele é oleoso, seco, misto ou normal. A partir daí, invista nos produtos certos para que os fios possam receber o tratamento ideal necessário em cada lavagem.

Evite lavar os cabelos em água muito quente. Fazer isso pode ocasionar o ressecamento dos fios e não é nada legal. É bem difícil conseguir tomar banho em água gelada né, mas a dica é optar por banhos na temperatura morna e, depois de lavar os cabelos, jogar um jato de água fria para fechar as escamas. O cabelo fica super brilhante!!!

Essa história de deixar um pouco de condicionador nos cabelos é passado! Os leave-ins são produtos especializados para o tratamento dos fios pós lavagem. Eles são feitos justamente para ficar nos fios, protegendo-os contra agressões externas como sol e vento. Invista em leave-ins com fator de proteção solar e não emplaste seu cabelo de produto, senão você terá cabelos pesados e sem vida. Uma boa dica são os leave-ins mais fluídos como os leites para pentear, são muito mais leves!

Assim como nossa pele, os cabelos também precisam ser hidratados. É na hidratação que os fios recuperam os nutrientes perdidos ao longo do tempo. Se seu cabelo tem química, hidratar é mais que uma obrigação! Já existem máscaras de ação rápida que dá pra usar no banho, tranquilamente, mas é sempre bom fazer uma hidratação mais potente com profissionais hein.

Aparar as pontas dos cabelos com certa frequência é importante para manter os fios mais bonitos. Cortar, nem que seja as pontinhas, é ótimo para retirar partes ressecadas e pontas duplas. O visual fica mais harmônico e bonito de se ver. Tem coisa mais feia que cabelo com pontas ressecadas?! Nem a escova/chapinha ajudam!!! Fique amiga da tesoura.

Com o cabelo não é diferente! Ao pentear/escovar os cabelos seja gentil. Nada de força nessa hora. Comece sempre desembaraçando as pontas e só então vá para a raiz. Fica muito mais fácil e você fica livre daqueles nós chatos que ficam a vida toda para se desfazer. Use escovas/pentes em bom estado de conservação e, ao pentear os cabelos molhados, tenha cuidado redobrado!

Se você usa secador/chapinha com frequência utilize sempre um produto com ação térmica antes. No caso do secador, evite encostar o bico do aparelho nos fios e utilize a uma distância de mais ou menos 15 centímetros. A chapinha também deve estar regulada a uma temperatura segura, para não queimar os fios.

O shampoo deve ser aplicado na raiz e o condicionador somente na extensão do cabelo – do meio para as pontas. A quantidade ideal de shampoo é equivalente a uma moeda de um real. Ah, e não aplique o produto direto nos cabelos. É legal misturar um pouco de água ao shampoo, na palma da mão mesmo, para que o produto não se concentre em apenas uma área. O mesmo vale para o condicionador.

Se seu cabelo é oleoso, esfregue o shampoo no couro cabeludo, para retirar a oleosidade. Se você tem cabelos secos, massageie o shampoo no couro cabeludo para estimular a produção NATURAL de óleo.

De nada adianta ter todos esses cuidados se a alimentação é pobre em nutrientes. Coma bastante frutas, saladas, legumes e beba bastante água sempre.

Gostaram das dicas meninas? Quero ver todo mundo com o cabelão bem lindo viu. E se alguém tiver mais diquinhas de cuidados com os fios é só compartilhar nos comentários.

Sobre Larissa

Mineira de Belo Horizonte. Ariana, 25 anos. Viciada em maquiagem, moda e viagens. Aqui no Pirueiras posto sobre moda, celebridades, maquiagem e cosméticos. Me siga no twitter e no instagram (user: @lara_moreira)
Esse post foi publicado em Cabelo. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Guia do cabelo saudável

  1. Kinha disse:

    Olá Larissa e Mariana

    Eu sou Kinha, vim conhecer seu espaço, gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Vc quer ganhar uma bolsa ou carteira Tommy Hilfiger ou um cinto Michael Kors e mais 5 premios? Então visite o blog e faça a sua inscrição para o grande SORTEIO INTERNACIONAL de Aniversário.

    Bjoooooooooo…………………
    http://www.amigadamoda1.com

  2. Ótimas dicas!
    Eu sou uma negação com meus cabelos, haha, uso só shampoo e condicionador, e ah…me alimento bem!

    Beijos!
    :*

  3. ótimas dicas…preciso me esforçar mais nesses cuidados!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

  4. Mariana disse:

    Dicas super simples de manter né… não é tao dificil ter o cabelo bonito galeraaa….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s