MARY KAY

Olá pessoas. Recebi essa reportagem da minha diretora e gostaria de compartilhar com vocês mais um pouco dessa empresa que AMO de paixão.

Porque Mary Kay não investe em propagandas??

A companhia americana, que está há 13 anos no Brasil, aposta em um modelo de negócios diferenciado, com foco no desenvolvimento de um plano de carreira para suas consultoras.

“A Mary Kay não faz propaganda como as outras empresas do setor de cosmético. O investimento é na carreira, para as consultoras crescerem na empresa”, afirma Alvaro Polanco, diretor-geral da Mary Kay no Brasil.

Quanto mais clientes as consultoras concentram, elas ganham a oportunidade de formar a própria equipe com novas consultoras e conquistar o cargo de diretora. “A chave é desenvolver clientes”, enfatiza Polanco.

A empresa, que começou 2010 com cerca de 43,5 mil consultoras, espera encerrar 2011 com 100 mil vendedoras. Quanto às diretoras, o número dobrou em 2010, passando de 700 para 1.400.

“As diretoras capacitam, coordenam e ensinam as consultoras como fazer negócios”, aponta o executivo. Uma diretora nacional pode chegar a receber R$ 70 mil por mês.

A força de vendas da empresa, principal destino dos investimentos, é estimulada por programas de incentivo, que incluem materiais educacionais, bonificações, joias, viagens internacionais e até o direito de uso de um carro cor de rosa, considerado ícone da marca no mundo inteiro.

Para conquistar os prêmios, as consultoras tem que atingir determinado balanço de vendas, além de atrair certo volume de pessoas para o negócio.

Segundo Polanco, no ano passado foram investidos aproximadamente R$ 45 milhões no país, sendo a maior parte direcionada ao bônus pago às diretoras – consultoras que alcançam altos níveis de vendas. Para 2011, a previsão de investimentos está entre R$ 70 e R$ 75 milhões.

Negócios

Mesmo com a existência de um catálogo, as vendas se consolidam mesmo com as reuniões para exposição dos produtos, que são majoritariamente importados.

Menos de 10% dos produtos são fabricados no Brasil, mas há planos para nacionalizar a produção apesar do custo maior. A companhia prevê que 40% dos produtos serão feitos no Brasil até o final de 2011, com aumento gradual em 2012 e 2013.

Sem fábrica própria, a produção se dá por meio de parceiros. Em São Paulo, a parceria acontece com a alemã Weckerle.

Quando questionado sobre as concorrentes, Polanco afirma que os preços da Mary Kay são similares ao da Natura.

“Mas a Mary Kay oferece desconto maior que as concorrentes para suas consultoras, de 30% a 40%. O percentual de ganho da consultora distingue a Mary Kay das outras, além de oferecer oportunidade de carreira”, destaca. “Como não fazemos propaganda, economizamos e conseguimos dar mais desconto e oferecer plano de carreira”, completa.

INFO TIRADAS DO SITE BRASIL ECONÔMICO.

Anúncios
Esse post foi publicado em Variedades e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para MARY KAY

  1. Alana Borges disse:

    Oi, Mary!
    Não sou consultora da Mary Kay mas sim uma usuária muito feliz e satisfeita com a marca. Lendo seu texto fiquei mais encantada com a empresa por saber que ela além de ter ótimos produtos de beleza ela se preocupa com seus colaboradores. Gostaria de parabenizar a empresa Mary Kay e todas suas consultoras por sua dedicação. Afinal são essas pessoas que nos levam até em casa esses ótimos produtos e novidades.

    Abraços,
    Alana.

    • Mariana disse:

      Alana, concordo mega com vc. Eu amo muito essa empresa, seus produtos e sua dedicação e carinho com todas nós, consultoras.
      Mary Kay é uma marca pouco divulgada e quase nenhuma blogueira ou famosa fala da marca. Será porque ela não dá nenhum produto de amostra para ninguém? Como saber que Mary Kay não chega os pés de outras marcas famosas, sendo que ninguém costuma usar?

      Dificil ne? rss
      beijos e obrigada pelo coments.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s